sexta-feira, abril 13, 2012

Podcast Segurança Legal - Consultas Integradas


    Esse episódio trata das repercussões jurídicas e tecnológicas dos problemas ocorridos com o sistema Consultas Integradas, este utilizado pelos órgãos de segurança do Rio Grande do Sul. O referido sistema armazena informações pessoais de todos os cidadãos Rio Grandenses, além de concentrar outros bancos de dados de diversas naturezas (por exemplo, bancos de apenados, pessoas procuradas, armas, Detran, etc). Recentemente, algumas situações de mau uso do referido sistema vieram à tona, o que justifica o debate do assunto.

    O podcast conta com a participação de Guilherme Damasio Goulart, mestrando em Direito pela UFRGS, consultor em Segurança da Informação, professor universitário e advogado, além da participação de Vinícius Serafim, Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS, consultor em Segurança da Informação e professor universitário.


O mp3 do podcast além de poder ser ouvido no player acima, pode ser baixado diretamente aqui.

ShowNotes

São feitas referências a algumas notícias e documentos, os quais são listados abaixo para possível pesquisa.

Sargento mobilizado por militares de governo tucano bisbilhotava até crianças - Correio do Brasil - 09/09/2010
Inspeção Especial realizada pelo TCE do RS

Atualização em 02 de Abril de 2012

O nome da trilha utilizada é "Thing For Itself".
 

Um comentário:

  1. Oi Guilherme,

    Eu escutei teu podcast sobre o Consultas Integradas. É uma pena que este tipo de discussão não entre na grande mídia, que geralmente deslumbra-se com qualquer tecnologia, sem discutir seus efeitos colaterais.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...